[Receita] Cookies

Quem me conhece sabe que uma das minhas paixões é culinária. Adoro cozinhar (mas detesto lavar louças e untar fôrmas :P), porém confesso que tenho uma queda por fazer doces, bolachinhas, essas coisas...


Por isso, resolvi criar aqui um espaço pra receitas simples do dia-a-dia, coisinhas que gosto de fazer e que sempre me pedem a receita depois. :)


Vou começar com os cookies que minha amiga Celina me ensinou há bastante tempo, e que faço sempre, muitas vezes com a "ajuda" da minha filha Helena, de 5 anos, que adora misturar as gotinhas de chocolate na massa pra mim. :D


Foto dos cookies sendo feitos por mim e, no centro, depois de prontos.
Ingredientes

* 1 lata de leite condensado
* 200 gramas de manteiga com sal
* 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
* 180 gramas de chocolate ao leite ou meio-amargo picado
* 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
* 1 colher de café de bicarbonato de sódio
* 1 colher de café de sal

Modo de fazer

Na batedeira, bata a manteiga e acrescente o leite condensado. Bata até conseguir um creme esbranquiçado. Acrescente o trigo, a baunilha, o bicarbonato de sódio e o sal. Bata até a massa ficar homogênea. Junte o chocolate picado e misture com uma colher.
Numa forma grande forrada com papel-manteiga, coloque as porções de massa, com o auxílio de duas colheres de sobremesa ou de sopa, dependendo do tamanho desejado para os biscoitos.
Asse em forno médio pré-aquecido por 8 a 10 minutos.

Rendimento: 50-80 cookies, a depender do tamanho de cada um.


Dicas

Cookies são biscoitos amanteigados. Se você acha o sabor da manteiga muito forte, pode até usar margarina, mas eles não ficarão tão sequinhos (nem tão gostosos, na minha modesta opinião).

O papel-manteiga pode ser reaproveitado por duas fornadas. Depois disso, melhor pegar outra folha.

Você irá colocar bolinhas na forma, mas elas vão virar discos achatados - portanto, lembre-se de deixar um espaço razoável entre elas.

A cada fornada, os cookies ficarão prontos mais rapidamente - cuidado para não deixar queimar.
Ao invés de misturar o chocolate à massa, você pode reservá-los e, feitas as bolinhas, colocar três ou quatro pedaços em cada uma. Ficam muito mais bonitos e uniformes.

Se desejar, acrescente meia xícara (chá) de chocolate em pó solúvel - eles ficarão moreninhos, mas o sabor é quase o mesmo e a consistência fica ligeiramente mais macia.

Falando em consistência: os cookies estarão moles quando você os retirar do forno. Pode deixá-los esfriar na forma antes de transferi-los. Se precisar logo da forma, retire-os cuidadosamente com uma espátula (de servir bolo) para que não quebrem.





Podem fazer, é sucesso garantido!
Beijo,



5 comentários:

  1. aaaaaaaaaah! acho que vou anotar essa receita!!

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia, pode fazer. :) Depois me conte se gostou.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia, sou apaixonada por cookies.

    Tem sorteio de uma linda camiseta de caveira no meu blog, dá uma passada lá =)

    http://ianapimentamalagueta.blogspot.com/2012/03/sorteio-burnie.html

    bjoss

    ResponderExcluir
  4. É verdade que se eu fizer com gotinhas de chocolates ao invés de chocolate picado, fica duro???

    Desde já agradeço!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, eu sempre faço com gotas de chocolate e visualmente fica melhor, na minha opinião.
      Quanto a ficar duro, dá na mesma fazer com chocolate picado ou gotas (com ambos ficará molinho enquanto os cookies estiverem quentes e voltará ao "normal" depois de frios - mas não mais duros do que eram antes de você usar na receita).

      Beijo!

      Excluir

Paulistana, casada, mãe de uma linda menina de 10 anos, formada em Psicologia. Ama fotografia, culinária, viagens, cinema e música.

Saiba mais...

 
By Iâni Naíra