[Receita] Mantecal

Fazia tempo que eu não aparecia com uma receitinha por aqui, né? Hoje vim aqui passar pra vocês uma que sempre que eu faço, modéstia à parte, é o maior sucesso. ^^


É o MANTECAL, aquela bolachinha amanteigada, com goiabada em cima e que desmancha na boca. Esqueça aquelas compradas em mercados, você nunca mais vai querer comprar daquelas depois de fazer essa receita, acredite. :)


É fácil de fazer, só precisa ter paciência pra amassar bem a massa, pois não usa batedeira, só suas mãozinhas. :)

Vamos lá?


Mantecal

250 g de gordura vegetal hidrogenada, em temperatura ambiente
250 g de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Goiabada para decorar (nesse dia da foto usei goiabada Cascão cortada em cubinhos, mas também pode usar aquela em pasta, é bem prático e também fica gostoso)

Aqui, prontas para o forno

Como fazer:

Misture a gordura com o açúcar. Adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando bem com as mãos (dica: não tente colocar toda a farinha de uma vez, ficará bem difícil pra misturar depois, tá? Coloque realmente aos poucos!).
Faça bolinhas, depois achate-as um pouco e coloque-as na assadeira sem untar (maravilha, detesto untar fôrmas, hehe). Faça um buraquinho em cada mantecal e coloque um pedacinho de goiabada em cima. Asse em forno médio.

Dicas:
- durante o preparo, pode parecer que é muita farinha, mas vai por mim... não é! Já vi gente errando a receita por querer tirar um pouco da farinha, achando que era demais. Se você tirar farinha, a massa ficará muito mole quando começar a assar e você poderá perder tudo;
- ao assar, as bolachinhas ficarão molinhas e depois endurecerão novamente... quando isso acontecer, é porque já estão assadas. Há quem prefira as bolachas mais clarinhas e há quem prefira mais moreninha (só não deixe assar demais pra não queimar embaixo).
- como o pacote de gordura vegetal hidrogenada tem meio quilo (pelo menos o que eu compro), eu sempre faço receita dobrada pra aproveitar. Nesse caso, basta dobrar a receita.

Qualquer dúvida sobre a receita pode perguntar aqui nos comentários... Elas ficam lindas pra dar de presente com uma embalagem bonita (só não use embalagens de papel, pois ficarão engorduradas), pra mesa de café em festinhas, etc.
Se fizer, me conte o que achou. :)

Beijos e bom feriado,




1 comentários:

  1. Ai que água na boca que deu agora. Pena que não tenho habilidade nenhuma na cozinha, mas vou pedir pra minha mãe fazer, huahuahua.

    ResponderExcluir

Paulistana, casada, mãe de uma linda menina de 10 anos, formada em Psicologia. Ama fotografia, culinária, viagens, cinema e música.

Saiba mais...

 
By Iâni Naíra